O dia foi de festa em dobro para os idosos e idosas que participam dos grupos da Seção de Atenção à Pessoa Idosa do IASB. Na manhã desta quinta-feira, 28, eles comemoraram a passagem do dia das mães (12 de maio) e deram o pontapé inicial na programação junina do município de Belém.
A festa teve várias atrações: homenagem às mães com música, dança, distribuição de brindes, carimbó, quadrilha, prendas, miss caipira… Todos se envolveram nas atividades e mostraram que ainda têm muita disposição, inclusive os membros da diretoria e coordenadores do Instituto.
As atividades fazem parte do compromisso terapêutico do IASB com a promoção da saúde e qualidade de vida da pessoa idosa. “O momento de festa proporciona fortalecimento dos vínculos, proporciona a valorização da pessoa idosa”, diz Darliene Gasparetto, psicóloga e chefe da SAPI. “É por isso que a gente acredita que momentos como esse também são momentos de saúde”, reforça.
“Eu estou safenada agora e fiquei um pouco lenta nas minhas atividades, nos meus reflexos, né? Aí surgiu o Grupo de Estimulação Cognitiva do IASB, eu me inscrevi e estou participando. E para mim está sendo maravilhoso”, relata Maria de Lourdes Furtado, 69 anos (quase 70, frisa ela), professora aposentada. “Às vezes a gente chega com um problema, a equipe detecta, conversa e ajuda a gente, entendeu? E, também, a interação é muito boa, sabe? Todas as nossas colegas são receptivas. A gente sente falta uma da outra”, conclui Maria de Lourdes.
Serviço
A Seção de Atenção à Pessoa Idosa do IASB funciona de segunda a sexta feira, de 7h às 14 horas.
O Grupo de Estimulação Cognitiva tem reuniões às segundas e quartas feiras, das 10h30 às 12h, é de participação livre e as inscrições estão sempre abertas.