Vacinas estarão disponíveis enquanto durar a campanha nacional de imunização
O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém (Iasb) segue fazendo a sua parte na 25ª Campanha Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. De segunda a sexta, pela manhã, o Iasb está vacinando os grupos prioritários contra Influenza. A vacinação é aberta para todos os servidores da Prefeitura de Belém e para a população em geral.
Maria do Socorro Holanda, 63 anos, usuária do Plano de Assistência Básica à Saúde e Social dos Servidores Públicos do Município de Belém (PABSS), sempre aproveita para se vacinar no Iasb durante as campanhas. Para ela, a grande vantagem é a quantidade de pessoas nas filas.
“Eu moro em icoaraci e lá a fila é sempre grande. Aqui no Iasb é mais rápido, e não dá tanta gente quanto nos outros postos. Toda vez que tem campanha de vacinação, eu venho aqui”, contou a servidora.
Vanda Oliveira, enfermeira da Seção de Programas Preventivos (SPP), destaca a importância da imunização: “A vacinação é muito importante para prevenir casos graves de influenza e suas possíveis complicações nos pacientes dos grupos prioritários”, disse. “O Iasb está fazendo a sua parte para ajudar Belém e o Brasil a alcançar as metas vacinais”, destacou.
Além das vacinas da campanha, o Iasb possui uma sala de vacinação de rotina, para atualização do calendário básico de vacinas em crianças e adultos. O espaço é aberto aos servidores e população em geral.
Além disso, pelo segundo ano consecutivo, o Iasb participará do dia D da Campanha de Imunização, que acontecerá em maio.
Os grupos prioritários para vacinação contra influenza são:
Idosos com 60 anos ou mais;
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
Gestantes e puérperas;
Povos indígenas;
Trabalhadores da saúde;
Professores das escolas públicas e privadas;
Pessoas com comorbidades;
Pessoas com deficiência permanente;
Forças de segurança e salvamento;
Forças armadas;
Caminhoneiros;
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
Trabalhadores portuários;
Funcionários do sistema prisional;
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
População privada de liberdade.