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Com mais de 72 mil atendimentos em 2023, Iasb prepara novo canal de marcação de consultas

• Atualizado há 3 meses ago

O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém (Iasb) registrou, em seu balanço anual de atividades, uma oferta de mais de 129 mil consultas. Desse total, 72.606 foram realizadas no ano de 2023, apenas na rede própria do instituto. Uma média de mais de 6 mil atendimentos por mês.

Apesar disso, o Instituto registrou também uma alta taxa de abandono das consultas. Mais de 41 mil foram canceladas por não comparecimento dos pacientes, 44% do total de vagas ofertadas.

As causas do abandono são variadas, desde o esquecimento, passando por outros compromissos, melhoras dos sintomas e até a falta de recebimento da confirmação. Porém, isso traz custos para o Instituto e problemas para os segurados. “Há um custo de manutenção destes profissionais na folha, além disso, quando uma pessoa falta à consulta, outra deixa de ser atendida”, afirma o assessor da presidência do Iasb, Cláudio Pereira.

Inovação e valorização do servidor

Como parte da política de valorização do servidor, posta em prática pela Prefeitura de Belém, o Iasb está inovando o processo de marcação de consultas. Está em fase final de desenvolvimento uma solução por meio do aplicativo de mensagens mais usado no Brasil: o Whatsapp. Trata-se de um ChatBot, um programa que estabelece uma conversa com o usuário e atende as demandas por meio de comandos simples.

“Ao entrar em contato pelo aplicativo de mensagens, o segurado vai informar seu CPF e, se for o primeiro acesso, será encaminhado para a escolha do clínico. Caso seja um retorno, será encaminhado para a escolha do profissional”, explica o diretor do Núcleo de TI, Joaquim Nobre.

Através de Chatbot será possível o segurado agendar uma consulta na rede própria do Iasb em tempo real, ou seja, o segurado receberá, na hora, o comprovante de agendamento. Além disso, o paciente vai receber um lembrete em 72 e em 24 horas antes da consulta. Caso não haja confirmação, a consulta será cancelada e disponibilizada para outro segurado. O objetivo é dar maior aproveitamento ao espaço do instituto e ao tempo do médico, reduzindo custos e aumentando a oferta de consultas.

Novidade chega em Fevereiro

A previsão é que o ChatBot comece a funcionar já no início do mês de Fevereiro. Até lá, a orientação aos segurados é que continuem atentos aos dados de contato que fornecem no momento da solicitação da consulta e anotem, em algum lugar de fácil visualização, as datas marcadas. “É muito importante que o segurado não falte à consulta, afinal o plano de atenção básica à saúde dos servidores é custeado com a contribuição de todos”, lembra Cláudio Pereira.

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